quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Eu tenho um problema com a palavra "derrota". Tenho sim. Não sei se é um problema genético, ou uma fobia adquirida ao longo dos anos, mas eu odeio perder. Tenho medo, sinto vergonha e culpa. Procuro sempre ser o primeiro em tudo que faço. Não sei se é por mérito, sorte, ou por um feitiço de Sheng Shui, mas na grande maioria das coisas que faço, sou o primeiro. Ou pelo menos me destaco. Mas isso nunca foi vantagem. Como dizem, o prego que se destaca é o primeiro a ser martelado.
Quanto mais você se destacar, maior será a cobrança, maior será a pressão. E quando você errar, todos olharão pra você como se um assassino fosse. Por isso, é preciso aprender a lidar com esse tipo de situação, porque errar é humano, é inevitável e imprevisível. Eu já me acostumei a viver sob pressão, só não me acostumei a ser o segundo. Nem o terceiro. Nem penso em ser o último.